Banda lidera parada norte-americana há três semanas, mas não faz sucesso por aqui.
Emplacar uma música na primeira posição da Billboard é sinônimo de sucesso garantido em todo mundo, através da maior vitrine da música internacional que é parada norte-americana. Praticamente todos os artistas que chegam à liderança dessa lista ganham destaque em outros mercados do planeta, como no Brasil por exemplo. Desde muito tempo que nossas rádios tocam com bastante rapidez várias das músicas que figuram as primeiras posições dos Estados Unidos, mas parece que com a banda Fun ocorre diferente.
O Clube do HIT relaciona três explicações que podem justificar o motivo desse sucesso ainda não ter caído no gosto dos brasileiros:
1 - A excentricidade do ritmo: um rock independente, estilo que não é tão aceito no mercado do Brasil, já que o país está mergulhado no pop, nas "músicas de novela" e nos sons da cultura local;
2 - A música mais vendida nem sempre é a mais tocada: o hot 100 geral da Billboard não analisa somente as execuções em rádios, mas principalmente as vendas digitais. We Are Young está vendendo bastante na internet, mas muitas pessoas podem comprar a música apenas porque ela está no topo (na vitrine) e não se interessem em pedi-la nas rádios;
Essa diferença entre as vendas digitais e execuções em rádios é tão óbvia, que até mesmo nos Estados Unidos a música do Fun encontra uma certa resistência nas emissoras. Para comprovar isso, existe o segmento Airplay, que relaciona os hits mais pedidos e tocados nas estações. We Are Young ainda não aparece no top 40 dessa lista e quem lidera há várias semanas é Adele, com Set Fire to the Rain.
3 - Um cover do Glee sempre ajuda: por lá, a banda ganhou um cover do Glee, mas aqui no Brasil a série é exibida em TV paga e não tem condições de influenciar na produção de sucessos como nos Estados Unidos, já que a audiência desse programa é limitadíssima em nosso país.
Nesta quinta (22) a Billboard atualiza as informações das paradas e o Clube do HIT já adianta que We Are Young permanece na liderança, pela terceira semana consecutiva, mas ainda não apareceu no hot 100 geral do Brasil.
Fun
A banda norte-americana é formada por Nate Ruess, Andrew Dost e Jack Antonoff e o trio está reunido desde 2009. Na época, eles lançaram o disco Aim and Ignite e a posição mais alta que conseguiram com esse trabalho foi a 20, no segmento alternativo da Billboard.
Com o álbum Some Nights, o Fun conseguiu ficar no primeiro lugar dos segmentos rock e alternativo e estreou na terceira posição do hot 200, com 70 mil cópias vendidas na semana de lançamento em fevereiro deste ano. We Are Young é o primeiro hit desse álbum e tem a participação da norte-americana Janelle Monáe.
E você, gosta do som do Fun? Acha que deveria tocar mais nas rádios brasileiras? Confira o clipe!
(Você pode pausar o som da MIX no player ao lado)
Cover (Glee Cast)